22.9.15

TRANSCRIÇÃO DA ENTREVISTA DE ROBERT PARA A THE TIMES UK



Nós estamos em um quarto privado na parte de trás de um clube vip em Shoreditch, no leste de Londres, onde Robert Pattinson está sentado em um sofá que parece ser confortável, vestindo calça jeans preta e justa e uma camiseta branca apertada. Estamos prestes a falar da agitação da sua vida real.

"Eu ainda fico muito nervoso em público", diz Pattinson. "As pessoas querem vir para cima e falar com você, mas eu realmente nunca encontrei uma maneira de lidar com isso. Um monte de celebridades têm esse tipo de escudo protetor psíquico", explica ele, acenando com as mãos na frente do rosto. "Eu ainda não desenvolvi um".

Se isso lhe parece um pouco precioso - como apenas alguns "boo hoo hoo, o preço da fama" - tipo reclamação - então eu gostaria de defender que há motivos para dar a Pattinson alguma folga. Para começar, temos que considerar como ele chegou aqui, em primeiro lugar.

Então, um ator de 21 anos de idade, inexperiente, do oeste de Londres consegue um papel principal em uma adaptação dos romances adultos jovens, Crepúsculo, romances que dizem respeito a sexy e angustiados vampiros adolescentes. Ao longo de cinco filmes a partir de 2008, The Twilight Saga é estabelecido como uma das franquias de filmes mais lucrativos, ajudando Pattinson a tornar-se incrivelmente rico (é  relatado agora que ele tem um patrimônio £65 milhões) e é incrivelmente desejado (ele foi eleito pela revista Glamour o homem mais sexy do mundo por quatro anos seguidos). Milhões começaram a se referir a ele como R-Patz.


 Isso já é muito desorientador, mas apenas para tornar as coisas ainda mais intensas, ele entrou em um relacionamento na vida real com a sua parceira romântica na tela, a atriz Kristen Stewart. O relacionamento terminou muito público e muito complicadamente em 2013, depois que foi revelado que ela o havia traído com um diretor de cinema de Hollywood. Para evitar os fotógrafos e fãs obsessivos, ele passou muito tempo: a) disfarçado ou b) enfurnado dentro de sua enorme mansão em Los Angeles. Isso foi basicamente os vinte anos de Pattinson.

Ele diz que no período foi impossível manter sua cabeça no lugar. "Mesmo quando isto estava acontecendo, eu não sabia o que estava acontecendo", diz ele. "Eu me lembro quando eu tinha 21 anos e promovendo o primeiro filme de Crepúsculo, eu ainda estava brincando com a ideia de ir para a universidade depois. Eu queria fazer relações internacionais. Mas, então, apenas uma espécie de...", ele para.

Isto foi um tipo Crepúsculo? "Sim. E você se torna mais aplicado. É inevitavel." Passou-se três anos desde que a franquia terminou, e eu pergunto se ele tem um pouco mais de perspectiva sobre as maneiras que mudaram sua vida? "Não", diz ele, rindo. "Eu acho que eu nunca vou ter qualquer perspectiva sobre isso."

A outra razão pela qual eu estou inclinado a deixar Pattinson se safar com a conversa de "escudos de proteção" psíquicos é que quando se vai direito ao ponto, ele é apenas muito, muito simpático. Ele é consideravelmente mais simpático do que um incrivelmente bonito e multimilionário, de 29 anos de idade, tem o direito de ser. Ele constantemente zomba de si mesmo. Às vezes ele cai em vertiginosos risos,  muito impertinente. A piada é invariavelmente a si mesmo.

Ele diz que tem "tantas neuroses", incluindo, mas não limitado a, um "medo constante de ser descoberto e humilhado" como ator. "Um mês antes de eu começar um trabalho, toda a minha mente se desfaz", diz ele, explicando que não pode deixar de imaginar as "profundezas insondáveis do desastre", ele certamente vai encontrar a si mesmo. Ele está surpresos que, depois de Crepúsculo, as pessoas estão lhe oferecendo empregos. "É tão difícil não achar que você é apenas uma fraude."

Por um lado, você pode olhar para isso e pensar, sim, caso clássico da síndrome do impostor: estas são as dúvidas persistentes de alguém que se preocupa se é capaz de uma carreira apenas por ter um rosto bonito e capacidade de um olhar pensativo. O problema com esta teoria é que, uma vez terminado Crepúsculo, Pattinson tem trabalhado com diretores pesos pesados, incluindo David Cronenberg e Werner Herzog. Estes são os homens que presumivelmente conhecem um ator decente quando veem um. O resultado, eu acho, é que Pattinson está agora um pouco confuso sobre quem ele é e o que ele trata.

Ele explica como foi fazer entrevistas intermináveis para os filmes de Crepúsculo, "Eu tipo deliberadamente f *** a mim mesmo." Ele ficaria tão preocupado que ele iria se achar tão pomposo ou cabeçudo ao falar sobre seu trabalho que ele iria completamente para outra direção, dizendo aos entrevistadores: "Oh, eu realmente não sei o que eu estou falando." Mais tarde, ele sentiria que tinha se vendido. "Eu pensava: 'Eu tenho que parar de dizer isso.' Porque as pessoas vão avalia-lo pelo valor da face. Se você disser que você não tem ideia do que você está falando, as pessoas tendem a acreditar em você."

Pattinson cresceu em Barnes, onde frequentou a Escola Harrodian. Seu pai tinha um negócio de venda de carros antigos e sua mãe trabalhou com booking de modelos. Como um adolescente, ele cantou em uma banda local - Bad Girls - e se juntou a um grupo de teatro local com a intenção primária de conhecer, bem, meninas. "Não foi como se eu fosse uma criança que simplesmente ama ter os holofotes sobre ele", diz ele. "Isso não faz parte do meu caráter."

Soa como uma educação confortável em vez de personalizada. Você quer saber se se ele tivesse sido um pouco granfino - elegante adequado ao invés de apenas nobre para os subúrbios - ele estaria muito mais à vontade com o seu sucesso. Sua família, como ele descreve, soa muito parecido com ele: muito Inglês, muito discreto. "Somos terríveis no sentido de conseguir a atenção de um barman", diz ele, a título de exemplo. "Com a exceção de minha mãe, que é completamente destemida, vamos ficar lá por horas a fio ficando cada vez mais furiosos, mas a raiva não é suficiente para fazer você levantar a sua voz."

De uma forma indireta, no entanto, isso provavelmente ajudou em sua carreira. Ele está prestes a aparecer em Life, um filme do diretor holandês Anton Corbijn. Ele interpreta Dennis Stock, um fotógrafo da revista Life que se torna amigo de James Dean (interpretado por Dane DeHaan). Pattinson expressa tanto espanto e admiração pela maneira que Dean era um rebelde não apenas na tela, mas dentro de Hollywood.

"Você sabia que ele não apareceu para a estréia de seu primeiro filme? Ele literalmente apenas não foi.", diz ele, franzindo a testa. "Estou com tanta inveja de pessoas que podem fazer coisas desse tipo. É só que eu estou com muito, muito medo das consequências de fazê-las eu mesmo."

Hollywood, explica ele, tem sido sempre um lugar muito feudal. É que ele acha que o poder agora recai sobre o pequeno número de agências de talento, em vez de os grandes estúdios. "Você pode f *** a pessoa errada e, em seguida, é isso aí, você está feito", diz ele cruamente. "Você está ferrado. Eu sei de atores que tiveram que acontecer com eles. É uma coisa muito fácil de fazer, porque há um monte de pessoas sensíveis nesta indústria."

 Perturba involuntariamente o power-broker* errado - na agência errada, e de repente as portas fecham em sua cara. "Haverá uma linha da empresa: 'Esse cara não é bom'", diz ele. "É muito arregimentada." Assim, enquanto Dean não duraria cinco minutos hoje, educado, discretos meninos de Barnes são, provavelmente, bastante adequados para estas coisas.

Ele diz que tem recentemente "tipo" se mudou de volta para o Reino Unido após oito anos em LA. A motivo mais certo é que ele se mudou de volta para ficar com sua namorada, a cantora Tahliah Barnett - mais conhecida pelo seu nome artístico  FKA Twigs - que vive no leste de Londres. Eu digo "não fale", porque Pattinson tem uma política de não responder perguntas sobre ela ou mesmo reconhecer seu relacionamento. No entanto, eles, obviamente, estão juntos, porque há um monte de fotografias deles de mãos dadas e aparecendo em eventos juntos, o que é sempre um pouco de sorte.

De qualquer forma, ele parece genuinamente feliz por estar de volta a Londres. Por um lado, este é o lugar onde a maioria de seus amigos estão. "Eu basicamente tinha o mesmo grupo de amigos desde que eu tinha 13. Algumas pessoas fazem novos amigos quando eles vão para a faculdade ou outra coisa, mas quando você é um ator fazer novos amigos é muito difícil, porque você nunca gasta bastante tempo em um Lugar. Eu tenho acabado sendo bastante dependente dos amigos que eu sempre tive."

Tenho a impressão que Pattinson está ansiosos para começar a fazer as coisas que a maioria dos jovens de 29 anos fazem. Ele diz que ele "adoraria começar um time de futebol de cinco de cada  lado". Ele fala sobre seu vídeo favorito no YouTube, um clipe de três-segundos de uma criança batendo uma penalidade que atinge o goleiro no rosto ("Deus, eu devo parecer tão idiota"). Aparentemente, ele passou por uma fase de usar o app Headspace de guia de meditação, parou de fazê-lo, mas ainda fica acordado por lembretes predefinidos dizendo-lhe que é hora de alguma prudência. "Isto parece está me provocando", diz ele.

Ele também tem uma barba crescida. Desculpe, eu deveria ter mencionado isso antes, mas, sim, ele tem uma barba enorme. E não uma moderna artisticamente despenteada, mas, adequadamente espessa um de tipo de bebedor de cidra no banco do parque. Ele deixou crescer para um próximo papel em um filme sobre exploradores britânicos que tentam encontrar uma cidade perdida na floresta amazônica. Para adquirir o físico necessário, ele diz que ele foi fazer ginástica e ele reclama - um pouco inconvincente - sobre o seu metabolismo desacelerado.

"Estou tão feliz sobre a vaidade necessária neste trabalho, porque se eu não tivesse que ficar em forma, eu ficaria um bundão gordo", diz ele, "mas costumava ser que eu poderia começar malhando quatro semanas antes de um trabalho e estaria totalmente bem. Agora? Nada acontece. Você acabou de movimentar o seu corpo em sua apresentação. Que p*** está acontecendo? Eu tive que ir de férias para um local secreto extravagante este ano, porque eu estava com medo de alguém fotografar minha barriga."

Ainda assim, as pessoas estão pedindo-lhe para estar em seus filmes, então isso é bom. Lá no fundo eu acho que Pattinson está afiando para a conclusão de que ele poderia ser um ator decente depois de tudo. "Eu não estou totalmente lá ainda, no entanto," diz ele, rapidamente. "Ainda é difícil para mim dizer 'Este é quem eu sou! Esta é a minha voz! ', mas eu acho que a coisa mais embaraçosa seria se esse medo da humilhação impedisse de fazer o que realmente quero fazer. E então você olha para trás sobre ele e pensa: 'Que m***? Qual era a pior coisa que ia acontecer?"

Isto é um sólido conselho. Se tem qualquer sentido, faça.

*Um Power-broker é uma pessoa que pode influenciar as pessoas a votar para um determinado cliente em troca de benefícios políticos ou financeiros. Power-broker também pode negociar acordos com outros agentes do poder para atender seus objetivos.

Scan




Fonte |Robcecadas


Nenhum comentário:

Postar um comentário