25.9.15

SCANS + TRANSCRIÇÃO: ENTREVISTA DE ROBERT PARA A REVISTA NME



A saga Crepúsculo fez de Robert Pattinson um ídolo teen , ele está se esforçando para provar o seu valor em  filmes indie desde então. Seu último filme Life - a história da amizade de um fotógrafo com James Dean - é a sua mais recente tentativa de se desvencilhar da franquia de vampiros. Barry Nicolson encontrou um homem que finalmente encontrou sua voz.


"Eu sou a pessoa mais desconfortável no mundo", diz Robert Pattinson. Ele está falando sobre o que fez dele certo para o papel de Dennis Stock, o célebre fotojornalista americano que ele interpreta em seu novo filme, Life. Por sua vez, o que fez dele errado para o papel de James Dean, amigo de Stock e mais famoso assunto. Pattinson e Dean podem ter uma súbita, desconcertante ascensão da obscuridade para uma idolatria adolescente internacional em comum, mas o que diz muito sobre onde a cabeça do jovem de 29 anos está é que ele viu mais de si mesmo em um intenso, jovem fotógrafo inseguro lutando para validação e reconhecimento.


Em Life, Dean é interpretado pelo astro de Chronicle, Dane DeHaan, como um homem com a confiança inabalável em si mesmo, sua arte e sua imagem. Se ele está fumando um cigarro ou caiu bêbado em uma taberna , cada movimento é feito com esforço de controle , despreocupado . Stock , pelo contrário " , era alguém que estava desconfortável em todos os aspectos de sua vida. Ele sempre pensa que deveria fazer outra coisa , ou que ele está fazendo algo errado. Ele era um super fã de James Dean , mas ele também queria tomar o poder de Dean para ele de alguma forma , e isso não é como você se sente quando você está confortável consigo mesmo e com o que você faz . "

Nós nos encontramos em um hotel de cinco estrelas, nos arredores de Belfast, onde ele está atualmente filmando The Lost City Of Z, um filme de aventura em 1920 sobre a busca de uma cidade amazônica mítica. Ele deixou a barba crescer porque era apropriada para o papel e você imagina a dramática mudança na aparência vem a calhar para a vida civil, também. Em pessoa, ele é cheio de tiques e auto-depreciativo, sempre pronto para rir de si mesmo, mas nunca completamente à vontade, mudando inquieto em torno de sua cadeira e limpando a espuma de seus bigodes entre goles de café. Falamos sobre o impacto que Dean tinha, não só em seu ofício, mas na cultura jovem da década de 1950 e além, e me atrevo a dizer que muitos atores jovens devem secretamente sonhar em alcançar algo similar. Pattinson parece horrorizado com a ideia.

"Levei muito tempo para descobrir o que minha voz é", ele admite, "ou até mesmo se eu tinha o direito de dizer qualquer coisa Mesmo na escola, quando meu professor de teatro me disse: 'Eu não acho que você deve fazer as disciplinas criativas ', que teve um enorme impacto sobre mim, e eu tive que ir para um clube de teatro fora da escola porque eu não me senti digno da peça da escola. Um monte de gente, quando eles são muito jovens, tendem a ser tipo, 'Eu tenho algo a dizer e eu quero que todos escutem! "Mas eu nunca quis ninguém para ouvir o que estou dizendo, porque provavelmente é estúpido."

Contudo, Life é um filme sobre como os ícones são feitos, e Pattinson tem alguma experiência nesse campo. Como estrela da franquia de bilheteria de 2 bilhões euros, Crepúsculo, ele foi catapultado do dia para a noite nas exosferas finas do estrelato adolescente. Enxames de paparazzi, onipresentes, os gritos de garotas adolescentes, um fanatismo extremo e possessivo, e muitas aparências de "ressaca" nas cerimônias de premiação para adolescentes. Pattinson não estava confortável no papel. Quando ele brincou em uma entrevista  que ele moldou  seu cabelo como a saliva das virgens de 12 anos de idade, os chefes do estúdio ficaram horrorizados: "Eu pensei que você poderia ser engraçado e contar piadas e ser você mesmo, mas eles estavam tipo, 'Não , você não pode fazer entrevistas como essa. "Eu lutei muito para segurar a minha identidade quando tudo isso começou a acontecer."

Em seguida, houve a intrusão de imprensa. Pattinson pode desempenhar um fotógrafo em vida, mas ver seu próprio rosto estampado em toda parte fez dele cansado de ter sua imagem fotografada. "Você começa a se sentir como se o seu rosto fosse falso, como ele realmente não lhe representa mais", diz ele. Pior ainda era o paparazzi ", que foi algo que eu tive um problema enorme por eras. Eu acho que a foto mais embaraçosa que nunca pode ser tirada de você é quando você está em uma livraria e todos podem ver o que você está comprando. Eles poderiam muito bem apenas tirar uma foto de mim batendo uma punheta ... "

Ele tentou buscar o conselho de outros atores, mas a simpatia estava em falta - para a maioria das pessoas , o que Pattinson estava passando parecia uma espécie de realização de desejos . "Se você reclamar, eles vão dizer: ' Ele não merece trabalhar! " Fale com certos atores sobre isso e eles vão dizer :"Por que você não parar de atuar se você odeia tanto ?"

Quando a franquia terminou em 2012, ele parecia aliviado, mesmo muito feliz, por ter terminado. Agora, porém, ele olha para trás e toda a experiência é como "algo que acabou sendo bastante útil. A maioria das pessoas, ao longo de seus 20 anos, realmente lutam para saber o que eles querem fazer. Eu estava vivendo uma vida maciçamente acelerada, a compactação de um bilhão de diferentes experiências, tendo de compreender tantas coisas diferentes ... foi definitivamente um lado ruim, mas foi divertido. Foi uma descarga de adrenalina. "

Pattinson tinha 22 anos quando o primeiro filme de Crepúsculo foi lançado; ele tem 29 agora, ainda " bastante jovem" para os papéis de liderança para homem convencionais, mas "muito velhote" para (e resolutamente feito por ) para a cena adolescente. Em vez disso, ele calmamente começou a construir um corpo interessante e diversificado de trabalho, geralmente interpretando violentamente contra tipos, como estava no ano passado The Rover, onde o diretor David Michôd o colocou como o imundo, ajudante, de raciocínio lento do líder grisalho, Guy Pearce. "Eu descobri que uma vez que você faz um filme, você é enviado o material similar depois", ele ri. "Eu fiz The Rover, então agora eu recebo um monte de filmes sobre deserto distópicos com dois personagens e um monte de tiro e é como, 'Eu meio que fiz já um , rapazes!' Eu tenho realmente pensando em fazer um pequeno filme sobre um bestial narcoléptico, apenas para ver que tipo de coisas estranhas as pessoas iriam me oferecer. "

Ele está brincando, mas a natureza aventureira de opções de pós-Crepúsculo de Pattinson significa que você não deve descartá-la totalmente. "O que eu estou procurando é elementos imprevisíveis", diz ele; que era presumivelmente a atração de trabalhar com autor Teutonic doidivanas Werner Herzog em Queen Of The Desert. Ele realmente gosta de fazer este tipo de filmes, e ele se tornou mais relaxado sobre todo o processo do que nos primeiros dias ", quando eu lutei com todos, em quase todos os empregos, porque eu queria ter mais controle. Mas isso não é o seu papel como ator. Assim que você aceitar que você é um trabalhador que está lá para fazer o diretor feliz, torna-se muito mais agradável ".

Indiscutivelmente o diretor que trouxe o melhor dele é David Cronenberg, e os dois filmes que fizeram juntos - 2012 , Cosmopolis e Mapas para as estrelas, do ano passado - Pattinson têm feito muito para estabelecer lugar no mundo de pós-Crepúsculo. O primeiro, no qual ele interpretou um venal mestre do universo de 28 anos de idade, lentamente sofrendo um colapso durante um passeio de limousine em toda Nova York, foi uma das razões do diretor Anton Corbijn coloca-lo em Life, mas Corbijn me disse que ele também tinha ficado impressionado com "como Rob foi inflexível sobre a escolha de papéis que não são sobre o cheque de pagamento, mas sobre assumir riscos. Rob tem uma agitação interna que traduziu muito bem o que Dennis Stock tinha."

Ah sim, o tumulto interior. Alguém tão ansioso como Robert Pattinson não pode se preocupar se esses caras o contratou por razões comerciais, em vez de artísticas, mas ele não se preocupa muito sobre isso. "Com caras como Cronenberg ou Herzog, mesmo que eles me dissessem, 'Nós só queremos você por causa do dinheiro," é como,' Bem, eu só estou fazendo isso porque você é você '", explica ele. "E mesmo que o filme acaba sendo lixo, você sabe que vai aprender alguma coisa com eles. Se você trabalhar com todos os seus diretores favoritos e destruir completamente sua carreira no processo, não é uma ruim maneira de fazer isto! "

Ele pode até mesmo ser feliz em fazer. Nenhum dos filmes que ele fez pós-Crepúsculo  foi bem sucedido comercialmente, mas cada um foi um passo no sentido de descobrir sua "voz" como ator. Depois, há o fato de que sua vida desde os anos de pico global do "Robsession" tornou-se muito mais gerenciável e muito menos intensa, particularmente desde que se mudou novamente para Londres,deixando Los Angeles, onde "Eu tinha pessoas sentadas fora da minha casa todos os dias, e isto me deixou louco. Eu não entrei em um supermercado por cerca de seis anos. Mas agora eu posso entrar e conversar com o cara que está trabalhando lá sobre seus filhos, ou onde ele está indo em férias, e não estar pensando: "Será que ele vai me vender para tabloides? 'Eu simplesmente não tenho que pensar sobre essas coisas mais ".

Ele não diz muito, mas você também não poderia culpá-lo por estar cansado dos tabloides darem um novo ângulo sobre o seu relacionamento com sua noiva, FKA Twigs. Ela foi apresentada para Pattinson no ano passado por amiga em comum Florence Welch, e ele a descreve, depois de uma pausa, como "apenas uma incrível artista, incrível". O relacionamento deles, como o que ele teve com a co-estrela de Crepúsculo Kristen Stewart, raramente está fora da notícia, e no dia de nossa entrevista a internet está cheia de boatos sobre eles: quando eles vão se casar, quando terão um bebê, se eles estão "on the rocks". Nenhum deles é bastante interessante, ou suficientemente substancial, ou mesmo apenas não é interesse de ninguém para incomoda-lo perguntando sobre o assunto, mas o abuso racial que ela sofreu no ano passado da periferia loonier de seu fanatismo é uma questão diferente. Twigs mesma disse que estava "chocada e enojada" com as mensagens que ela recebeu, e enquanto Pattinson detesta discutir sua vida pessoal, ele não consegue esconder sua raiva.

"Eu estava conversando com meu pai sobre isso e eu aposto que se ele olhou para o funeral de Nelson Mandela no YouTube, o primeiro comentário seria um racista. E foi, como um milhão de upvotes. O que eu não entendo é por que. Eu acho que é porque a maioria das pessoas normais não são comentadores - Eu nunca conheci ninguém que deixou um comentário sobre qualquer coisa. São apenas demônios que vivem em porões. Você tem essa coisa estranha, onde você acaba tentando lutar contra esta bolha sem rosto, onde quanto mais você o odeia, maior ele fica, porque é tudo na sua cabeça. "

Mesmo assim, ele não consegue resistir a alimentação da bolha pesquisando sobre si mesmo, não por vaidade, mas por uma "compulsão estranha" para "reforçar a minha opinião negativa sobre mim mesmo. Eu passei por períodos onde eu não fazia isso e me senti glorioso! Então eu vou cair de volta neste poço. Isso realmente afeta você, e tudo isso vem de algum idiota escondido atrás de um comentário . É sempre aquela pessoa que está precisamente afastado em você, que você nem quer destruir, ou convencê-lo a ama-lo ".

James Dean nunca teve de se preocupar com trolls; ele morreu tão jovem que ele nunca teve de viver com toda a magnitude de sua própria fama. Pattinson fez, e não é para ele. O tipo de carreira que quer ter, diz ele, "é como Viggo Mortensen , ou de Joaquin Phoenix - eles são atores que se aproximam das coisas de uma forma muito honesta e pura. Eles não estão apenas fazendo filmes estrondosos. "Interpretar o vampiro de pele brilhante,Edward Cullen, por cinco filmes deu a ele uma fome de papéis", onde eu posso olhar totalmente diferente, me irritar ", tentando escapar daquele onipresente" rosto falso " dele. Até o momento, ele está trabalhando. Para Robert Pattinson, talvez estar perpetuamente desconfortável é mais uma força do que uma fraqueza.

"De certa forma, parece que eu tive uma carreira muito sortuda, embora na minha própria cabeça, o que quer que eu ganhei, eu ganhei de uma forma muito distorcida", diz ele. "Mas isso é apenas eu sendo ridículo. Ainda é apenas vencer."

Scan



Nenhum comentário:

Postar um comentário